Total de visualizações de página

sábado, 26 de março de 2011

O Triunvirato: Liberdade X Escravidão X Poder.











Existem várias formas de aprisionar a liberdade de uma pessoa, uma das principais formas sem sombra de duvidas é a que colocamos sobre nós mesmos, devido a nossa maneira pequena de ver e reagir contra os fatos. Mas existe outra que hage de forma sutil e subliminar, que causa o aprisionamento dos seres humanos, que seria a escravidão do poder sem controle!
Esse tema me fez recordar de algo que Já faz aproximadamente uns 8 anos atrás, em uma aula de filosofia um ilustre professor indagava :O que é liberdade?Estamos livres ou temos uma liberdade condicional?E ainda falava que a Princesa Isabel tinha sido muito astuta e cuidadosa ao assinar a lei Áurea em 13 de maio de 1888,para abolir a escravidão no Brasil. Falava isso devido o seguinte argumento: "Professor: A escravidão não teria acabado, ela só mudaria de forma e maneira de agir, ela se transforma em escravidão social com o objetivo de explorar ao máximo do minimo''.Hoje entendo o que ele falou.Funciona assim: Quem tem o poder seria "os donos, ou os que ditam as regras", e quem não tem, seria "os condenados a sujeita-las". Essa é a verdadeira escravidão que vem passando dos séculos até atingir o mundo moderno e fazendo vitimas em todo o lugar.
 Recebi um e-mail uns dias atrás que dizia assim: Um parlamentar brasileiro custa para o país R$10,2 milhões por ano, se fizermos as contas o minuto de trabalho é equivalente a R$11.545 mil se fosse aplicado na educação renderia aproximadamente (jogando baixo) 688 professores com curso superior.Ai pergunta-se não cai na escravidão social citada acima? Em problemas sociais como esse, quem sempre sai ganhando é quem tem o controle do poder. Cadê os direitos iguais? Todos tem sua parcela de importância, mas nem todos recebem iguais, por quê?
Conforme diz uma música: "(...)O motivo todo mundo já conhece, o de cima sobe e o debaixo desce.(...)" Isso não seria uma forma de conter a liberdade?
Sanguinários líderes cuja soberba congelou e fez moradia em vossos corações!Falais com lábios lisonjeiros de caráter cativante e ilusório, porém seu interior está obscuro, deturpado e mais sujo que a lama e o lodo do sombrio pântano que abriga os mais perigosos animais noturnos. Já esquecerão o que é verdadeiramente libertar o próximo, e o que é servir ao bem da humanidade. Mas os senhores muito ávidos de inteligência esqueceram que as vossas riquezas que conquistastes,por meio da escravidão social, não acompanharam além do túmulo que aguardam no futuro e que nem um ser será privado da justiça da morte, pois nela tanto poderosos quanto miseráveis um dia irá expirar de uma maneira sutil e fria, com o passar dos tempos quase imperceptível ou será lembrado de quão bom e libertador fostes em vida ou de quão miserável e tolo fostes quando andava sobre a Terra. Só os exemplos das boas obras permanecerão bem lembrados no decorrer dos séculos, no mais tudo acaba!
Um grande pensador denominado Leonardo Boff em sua obra: “A águia e a galinha”, disse: “Dominadores vossa arrogância vos torna cruéis e sem piedade, ela vos faz etnocêntricos, não percebeis que vos desumanizais a vos mesmo? Reparai onde chegais fazeis vitimas de toda ordem por conta do caráter discriminador, proselitista e excludente de vossas atitudes e de vosso projeto cultural, religioso, político e econômico que impondes a todo mundo.” 
A base da liderança, livre de qualquer escravidão social, não é o poder, mas sim a autoridade conquistada com amor, dedicação e sacrifício. Como disse um grande pensador denominado Aristóteles: “A grandeza não consiste em receber honras, mas sim em merecê-las”. Jackson Brow Jr. Disse também que o grande homem demonstra a sua grandeza no modo que trata o homem pequeno. 
Autor: Renan Goulart

Um comentário:

  1. Muito bom seu blog!!Parab�ns...que bom que existe pessoas como voc� que serve de incentivo para tentar tocar o cora�o das pessoas!!Bjoss
    Vanessa

    ResponderExcluir